Academias de pilates na Península Barra da Tijuca

  • 12 meses atrás
  • 0
Academias de pilates na Península Barra da Tijuca Rio de Janeiro

A Península Barra da Tijuca é um bairro planejado de altíssimo padrão, cujo grande objetivo é fornecer qualidade de vida aos seus moradores, principalmente permitindo que eles desfrutem de diversas comodidades e de praticidades exclusivas, como as academias de pilates.

Desse modo, este, que é o primeiro bairro planejado ecologicamente, sendo considerado uma extensão da Barra da Tijuca, foi estruturado para fornecer espaços que permitam o contato próximo à natureza, que comprovadamente aumenta a sensação de bem-estar.

Além desses locais, a Península também conta com áreas de lazer diversas e serviços que contribuem para a saúde mental e corporal dos seus moradores. Tudo isso é pensado para funcionar como uma rede de privilégios exclusivos aos condôminos, suprindo as necessidades sem que seja necessário sair da segurança do sub-bairro.

Assim, entre esses serviços está o pilates, que costuma ser praticado em estúdios especializados. Esse método é um exercício físico que colabora para o bem-estar e possui diversos benefícios capazes de tornar a vida mais tranquila e prazerosa. 

Isso porque o pilates, que é o nome dado para um conjunto de exercícios, procura encontrar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para isso, são trabalhados seis princípios essenciais, que são a concentração, o controle, o centro, a precisão, a respiração e a fluidez. Em suma, o praticante deve aplicar esses fundamentos em todos os seus exercícios.

Dessa forma, ele cria consciência sobre o seu próprio corpo e mente, podendo manter a concentração total na atividade, assim como ter um controle mais preciso dos movimentos que realiza e executá-los com leveza e fluidez. Fora isso, também pode-se aprender a respirar de forma correta e a sincronizar a respiração com os próprios movimentos, além de também trabalhar a centralidade e o ponto gravitacional do corpo. 

Vantagens pilates na Península Barra

Além desses, o pilates também possui inúmeros outros benefícios, sendo um dos mais necessários nos dias atuais a redução do estresse. Com o cotidiano corrido em que todas as tarefas parecem ser urgentes, o estresse passa a fazer parte do dia a dia, apesar de ser extremamente negativo para a saúde, atingindo a mente e o corpo, e podendo acarretar diversas doenças. Assim, devido aos fundamentos básicos do pilates, esse método é capaz de conectar o indivíduo com o tempo e com seu próprio corpo, diminuindo consideravelmente os efeitos negativos do estresse.

De forma similar, o conjunto de exercícios também proporciona o bem-estar, promove o relaxamento e eleva a autoestima, pois, assim como outras atividades físicas, libera os hormônios da felicidade no organismo. Dessa forma, o indivíduo pode perceber melhora significativa nas dores musculares, tensões, assim como em sintomas mentais, como depressão, irritabilidade e insônia.

A liberação desses hormônios, mais especificamente a endorfina, a serotonina e a dopamina, produzem as sensações de bem-estar, vivacidade e felicidade. Eles também contribuem para um outro benefício do pilates, que é o aumento da disposição, assim como a melhora da sensação de cansaço e esgotamento. Ou seja, ao fim da prática do exercício, o indivíduo é tomado pela sensação de energia e sente-se revigorado.

Finalizando a lista de benefícios mentais, o pilates também é responsável por melhorar a respiração, que, por sua vez, pode induzir à calma e à serenidade. Isso porque, embora respirar seja algo natural e inconsciente, muitas vezes respira-se de maneira “errada”, inspirando e expirando muito rapidamente, o que acaba por criar ainda mais tensão. Já a forma correta de respiração, em que se permite que o ar seja transportado por todo o sistema respiratório com calma, proporciona a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, além de auxiliar na diminuição da tensão muscular.

Além disso, o pilates também possui benefícios para o corpo, como a tonificação da musculatura e a correção de problemas de postura. Isso porque a atividade trabalha continuamente os músculos, principalmente o core, que é a região muscular central do corpo. O core é composto pela lombar, quadril, abdômen e pelve e seu fortalecimento é importante pois é responsável por estabelecer o equilíbrio e o centro gravitacional. Ainda, além das vantagens para a postura e músculos, o trabalho constante nessa região também auxilia no emagrecimento e no ganho de massa muscular.

Fora isso, o conjunto de exercícios também aumenta a flexibilidade, pois promove um alongamento progressivo através das posições sugeridas, que colabora para a diminuição de dores nas costas e das musculares causadas por tensão.

Por sua vez, por causa do fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade, previne-se também as lesões por aumentar a mobilidade das articulações, reduzindo o atrito nessas áreas.

Com a prática constante, o indivíduo que pratica a atividade expande a sua consciência corporal e melhora a coordenação motora. Isso ocorre em razão da concentração empregada ao realizar cada uma das posições, que também desenvolve novas conexões neurais. O resultado são movimentos aprimorados através de contínuo feedback de respostas motoras, permitindo que se tenha mais domínio sobre o corpo a longo prazo.

Portanto, o pilates possui benefícios que melhoram significamente a qualidade de vida de quem o pratica. Além disso, o método possui poucas restrições, por isso a maioria dos indivíduos pode praticá-lo. Isso inclui crianças, jovens, idosos, mulheres gestantes e até mesmo pessoas em fase de reabilitação de alguma lesão muscular.

Por fim, existem duas formas de se praticar o pilates, solo e com equipamentos. O Pilates Solo, ou Pilates Mat, é realizado no chão e é feito apenas com o próprio corpo do praticante, por isso requer mais força. Nesse tipo, os exercícios possuem um foco maior em alongamento, fortalecimento e equilíbrio. Já o outro estilo, o Pilates Com Aparelho, requer menos força do praticamente, pois o peso é melhor distribuído com os equipamentos, além de também auxiliar a executar os movimentos com maior qualidade. Contudo, essa prática também auxilia no ganho de resistência, já que é possível dosar o peso das molas utilizadas nos aparelhos.

O pilates com aparelho é feito exclusivamente por estúdios especializados na prática, que também costumam oferecer serviços mais individualizados, em que o professor faz-se ativamente presente durante a prática, auxiliando de acordo com as necessidades de cada praticante. 

Dessa forma, a atividade se torna cada vez mais popular, ainda mais com o público de alto padrão que procura uma atividade física que seja mais calma, semelhante à prática de yoga e às práticas orientais.

Academia de pilates Península Barra da Tijuca

Por essa razão, os moradores da Península encontrarão mais de uma opção de estúdio de pilates. Entre eles está o Espaço Bruna Ximenes, localizado no condomínio Península Way Office. Nele, as aulas de pilates são conduzidas por fisioterapeutas em turmas pequenas na modalidade com equipamentos, mas realiza-se também o Mat Pilates em turmas maiores, que, por vezes, é realizado em uma das áreas verdes da Península. Além disso, o espaço também conta com serviços de acupuntura especializada na saúde da mulher e na fertilidade e com R.P.G. O contato pode ser feito pelo número (21) 98267-0131.

Uma outra alternativa de estúdio de pilates é o Península Pilates Studio, que fica localizado no condomínio empresarial O2, em frente ao bairro planejado da Barra da Tijuca. Todos os profissionais são fisioterapeutas e as aulas são personalizadas para se adequar às necessidades, limitações e objetivos de cada aluno.

O contato com o estúdio pode ser feito pelo telefone através dos números (21) 99835-6116 e 98396-1611 ou então pelo e-mail [email protected].

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
Falar no whatsapp
Deseja mais informações?
Olá, tudo bem?
Em que posso lhe ajudar?